Positividade Tóxica:
Reconhecendo, Lidando e Rompendo o Padrão
A positividade tóxica é um fenômeno que tem ganhado cada vez mais atenção. Embora a ideia de ser positivo seja geralmente bem-intencionada, a positividade tóxica ocorre quando o otimismo é levado ao extremo, ignorando ou invalidando emoções e experiências negativas legítimas. É quando nos negamos a ver a realidade, pois só queremos enxergar o positivo. Neste post, vamos falar sobre o que é positividade tóxica, como identificar pessoas tóxicas e conhecer estratégias para lidar com essas pessoas.
1. O que é positividade tóxica:
A positividade tóxica é a crença de que é necessário ser sempre positivo, minimizando ou até ignorando emoções negativas. Eu sempre digo que todo sentimento, toda emoção, existe para ser sentido. Ela pode levar à invalidação dos sentimentos de outras pessoas e a uma pressão para esconder o sofrimento pessoal, resultando em uma negação da realidade.
2. Como identificar as pessoas tóxicas
Pessoas tóxicas podem apresentar sinais como: minimizar problemas, desencorajar o compartilhamento de emoções negativas, forçar um falso otimismo e ignorar a complexidade das experiências humanas. Fique atento a esses padrões em seus relacionamentos pessoais e profissionais.
3. Entendendo o impacto
Pode não ser tão claro para você, mas este comportamento tem grande impacto prejudicial na sua vida e na vida de todas as pessoas envolvidas. Os prejuízos incluem desde a invalidação das suas emoções, a criação de um ambiente de pressão que exige que você esteja sempre feliz e até a negação dos problemas e obstáculos reais da sua vida. Sentimentos como solidão, isolamento, falta de apoio emocional e dificuldade em lidar com desafios genuínos são bem frequentes.
4. Estratégias para lidar com pessoas tóxicas
- Autoconsciência: esteja ciente de como a positividade tóxica pode afetar você e os outros. Parar para refletir tanto sobre o seu comportamento, como também o comportamento das pessoas à sua volta, reconhecendo padrões e ações sempre presentes.
- Defina limites: estabeleça limites claros com essas pessoas, deixando claro o tipo de comportamento que você não aceita. Saber falar não é imprescindível para criar barreiras e se proteger.
- Encontre apoio: busque apoio emocional em amigos, familiares ou profissionais de saúde mental.
- Comunicação assertiva: expresse seus sentimentos de forma respeitosa, mas firme, verbalizando e explicando como estes comportamentos afetam você. O livro Comunicação não violenta é uma leitura muito boa, é uma ferramenta muito útil que melhora muito nossa forma de relacionamento. Eu uso a metodologia na minha vida! Saiba mais aqui.
Conclusão
A positividade tóxica pode ter efeitos negativos para a saúde mental e para os relacionamentos e vem se tornando um comportamento bastante frequente. O primeiro passo é reconhecer esse padrão, identificar quais são as pessoas tóxicas em nossas vidas, para, na sequência, aprender a lidar com elas. Saber como lidar com essas pessoas, através de uma comunicação assertiva e construir assim um ambiente emocionalmente saudável são passos fundamentais.
Lembre-se também de se auto-avaliar. Reflita sobre seu próprio comportamento, e se você perceber traços de positividade tóxica em si mesmo, lembre-se de que é uma oportunidade para crescer e buscar um equilíbrio saudável entre pensar positivo e sua própria autenticidade emocional.
Finalizo com uma dica: alecrim perfuma a casa e te protege de pessoas tóxicas!
Eu amo o óleo essencial, encontre aqui.
E fique atento, em nosso próximo post, traremos um quiz (um teste de perguntas) para te ajudar a reconhecer esse comportamento e as pessoas.
Até lá!
GOSTOU DO POST SOBRE POSITIVIDADE TÓXICA?
É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.
POSTS RELACIONADOS
Saiba mais sobre as aulas de respiração ou de Superioga comigo
Como malhar em casa e dicas de yoga online
Exercícios para ser feliz
Pensamento positivo
Superioga – força e concentração para a vida
Mindfulness – a meditação que vai te surpreender
O poder da gratidão
Foto de capa: Estação Nerd