Afinal… qual é o melhor horário para treinar?

A pergunta não deveria ser qual é o melhor horário para treinar e sim, existe um melhor horário para treinar?

Sim, minha gente, porque no fim das contas o que vale é a individualidade! Se você é uma pessoa diurna, com certeza seu treino vai render mais na parte da manhã, mas se você é uma pessoa notívaga, vai se sentir melhor e entregar mais, exercitando-se no fim do dia!

O povo gosta de complicar, não é? Claro que tem algumas questões que podem ser levadas em consideração, como por exemplo o fato de que quando nos exercitamos logo cedo, aumentamos nosso metabolismo e garantimos uma maior queima de calorias durante todo o decorrer do dia.  Mas vejamos… quem aí leu o post sobre EPOC (quem perdeu clica aqui!), sabe que quando ativamos o EPOC, nosso metabolismo fica acelerado por muitas horas, mesmo quando dormimos, ou seja, essa diferença na prática não existe.

86162585714753

Outro ponto é que muita gente evita tomar café da manhã, pois não conseguirá treinar de barriga cheia, e por conta disso, o treino acaba não rendendo tanto, pela falta de energia. Conheço muita gente que 7 horas da manhã está em cima da bike, mas só tomou um suco no meio do caminho. Aí é claro que o treino não vai ser tão bom como seria se ela tivesse tido uma refeição adequada antes! Fazer exercícios sem se alimentar adequadamente pode causar tonturas, enjoos e até desmaios.

Já quem treina no decorrer do dia está com as reservas glicêmicas em dia e consequentemente terá mais força e mais energia durante os exercícios, alcançando melhores resultados.

E quem treina à noite?

Durante o decorrer do dia, nossa temperatura corporal vai aumentando, ficando mais alta entre o final da tarde e o início da noite. E isso é um fator positivo quando pensamos nos exercícios anaeróbicos de força como a musculação, pois o corpo já está naturalmente aquecido evitando risco de lesões. O aumento da musculatura favorece a perda de peso, pois quanto mais massa magra (músculos) maior é o consumo de energia.

Treino noturno Boa Forma
Crédito da foto: Boa Forma

Um cuidado que também é de pessoa para pessoa é o efeito da endorfina liberado durante os exercícios, que pode levar a insônia, caso a pessoa pratique esportes pouco antes de ir para a cama. A endorfina deixa a pessoa acelerada e eufórica (levante a mão quem não termina aquela aula se sentindo mara!). Mas isso também vai de pessoa pra pessoa, eu prefiro treinar a noite e não tenho dificuldades para desacelerar, tomar um banho e dormir tranquila, afinal, o treino é a cereja do bolo e geralmente estou morta! De qualquer forma, ´quem não está acostumado é recomendável reservar no mínimo 2 horas após o treino para o corpo desacelerar.

E não é porque você terminou o treino no fim do dia que você não precisa garantir uma refeição adequada. Quem pensa assim, está completamente errado e com certeza está tendo a recuperação muscular prejudicada. Sabe aquelas pessoas que exorcizam o carboidrato a noite… pois é! Tá errado! É durante o  sono que o corpo se recupera, então não é uma questão de não comer e sim, de ter uma refeição equilibrada para garantir a qualidade dos alimentos ingeridos e garantir a recuperação do organismo.

Mas Luci, eu tenho que escolher um horário pra treinar? É ruim, não ter um horário regular? Claro que não minha gente! O corpo se adapta a tudo, o mais importante é você estar bem alimentado antes e depois do treino, a diferença nos horários não atrapalha a qualidade do treino desde que você esteja bem nutrido.

running 573762 960 720
Crédito da foto: pixabay.com

No fim, na minha opinião o que mais conta é a dinâmica do dia. Eu já treinei de manhã, antes do trabalho, e atualmente treino a noite, aliás bem tarde da noite.. não costumo terminar antes das 22 horas. Então se você tem uma agenda cheia, acorda cedo pra levar os filhos pra escola, trabalha o dia todo, precisa resolver uma montanha de coisas e só tem algumas horas livres no fim do dia, realmente o que me parece apropriado é encaixar um treino curto de meia hora no fim do dia, se possível no seu próprio condomínio para economizar tempo de ida e vinda. Ou se sua rotina é bem parecida, mas você por não ter filhos, tem um tempinho de manhã, que tal acordar cedo e também incluir um treino rápido logo cedo e garantir energia pro fim do dia?  A falta de tempo é um dos males da vida atual, mas ainda bem que hoje, já se sabe que treinos curtos de alta intensidade (Alô, HIIT??) podem garantir ótimos resultados. Então que tal revisar sua agenda e encaixar um treino de 20 minutos? O melhor horário para treinar, no fim das contas, é a hora que você tem!

Um bj e bons treinos, seja de noite ou de dia!

Crédito da foto de capa: personalfatburn.com.br

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?