Tendências de vida saudável
Healthy lifestyle

5 Tendências de vida saudável

Vamos falar sobre as últimas tendências no mundo sobre vida saudável? As tendências de vida saudável estão em constante evolução, acompanhando as novas pesquisas e descobertas. Hoje trago aqui as principais tendências que vão te ajudar a melhorar sua saúde e bem-estar:

1. Alimentação baseada em plantas: a popularidade crescente de dietas vegetarianas, veganas e flexitarianas reflete a ênfase na alimentação à base de plantas, onde é feita a troca da proteína animal, pela proteína vegetal. Eu sou flexatariana há 6 anos, cortei a carne vermelha e frango por 5 anos, e nos últimos meses voltei a incluir carnes em uma das minhas refeições. Essa abordagem coloca maior ênfase em vegetais, grãos integrais, legumes, nozes e sementes, enquanto limita o consumo de produtos de origem animal. Muitos, assim como eu, fazem essa escolha impulsionados por questões como sustentabilidade, bem-estar animal e benefícios para a saúde.

2. Alimentos funcionais: Uma das principais tendências de vida saudável é a inclusão dos alimentos funcionais, aqueles que vão além das propriedades nutricionais básicas, oferecendo muitos benefícios extras. Esses alimentos contêm compostos bioativos que podem ter efeitos positivos, como probióticos para a saúde intestinal ou antioxidantes para combater os radicais livres. Exemplos incluem kefir, kombucha, açaí, cúrcuma e alimentos ricos em ômega-3. Já falamos sobre os chamados super alimentos, lembram? quem quiser relembrar está aqui!

3. Mindfulness e autocuidado: O foco no bem-estar mental e emocional tem ganhado destaque, com a prática de mindfulness (atenção plena) e o autocuidado. O mindfulness envolve prestar atenção intencional ao momento presente, reduzindo o estresse e promovendo a consciência. O autocuidado abrange atividades que visam o bem-estar pessoal, como meditação, exercícios de respiração, ioga, terapia, cuidados com a pele e pausas regulares para descanso.

4. Atividades físicas variadas: A tendência valoriza a diversificação das atividades físicas. Em vez de se limitar a uma única forma de exercício, as pessoas estão buscando uma abordagem mais holística, preferindo atividades que trabalhem o corpo todo como treinamento funcional, ioga, pilates, dança, e esportes ao ar livre. Essa diversificação promove um corpo mais equilibrado, aumenta a motivação e evita o tédio (ao mesmo tempo que emagrece!).

5. Saúde mental e redução do estigma: Há uma crescente conscientização e discussão sobre saúde mental, acompanhadas pela redução do estigma (preconceito) associado. Historicamente, os transtornos mentais foram amplamente estigmatizados, resultando em discriminação, falta de compreensão e barreiras para buscar ajuda. No entanto, nos últimos anos, tem havido uma mudança significativa na conscientização e no diálogo em torno da saúde mental.

As pessoas estão buscando formas de cuidar da saúde mental, como a terapia, a prática de mindfulness e a adoção de estratégias de autorreflexão e autocuidado. Essa tendência destaca a importância de tratar a saúde mental com a mesma seriedade que a saúde física. Outro aspecto importante na redução do estigma é a busca de ajuda profissional. Terapeutas, psicólogos e psiquiatras desempenham um papel crucial no tratamento e apoio às pessoas com problemas mentais.

Destaque para o yoga, por ser uma pratica body & mind

Destacando-se dentre as tendências de vida saudável, o yoga é uma prática que vem crescendo cada vez mais no mundo. Desde a pandemia, o yoga tem ganhado destaque como uma atividade física e mental, por trabalhar corpo e mente,  promove equilíbrio, flexibilidade e bem-estar físico e emocional. Com raízes antigas na Índia, a yoga envolve posturas físicas, técnicas de respiração e meditação, proporcionando inúmeros benefícios tanto para o corpo quanto para a mente.

A popularidade da yoga tem se espalhado rapidamente, com um número crescente de pessoas adotando essa prática em suas rotinas diárias. O Yoga é facilmente encaixado na rotina, podendo ser feito mesmo em poucos minutos (10 ou 15 min), e trazendo efeitos positivos na saúde física, como o fortalecimento muscular, o aumento da flexibilidade e a melhoria da postura. Além disso, a yoga também é conhecida por reduzir o estresse, melhorar a qualidade do sono, promover a consciência corporal e aumentar a sensação de calma e tranquilidade.

Com uma variedade de estilos e abordagens disponíveis, o yoga pode ser adaptada às necessidades individuais e preferências de cada praticante. Desde a yoga mais intensa e dinâmica, como a Ashtanga e a Vinyasa, até estilos mais suaves e restaurativos, como o Hatha e o Yin, há opções para pessoas de todos os níveis de condicionamento físico e experiência. Eu como professora de yoga, e após avaliação do aluno (anamnese), planejo a aula de forma a respeitar os limites do aluno, mas ao mesmo tempo, trabalhar para expandi-los, deixando a prática gostosa e desafiadora.

Através da combinação de movimento consciente, respiração profunda e foco mental, o yoga proporciona um momento de conexão consigo mesmo e de reconexão com o presente. As técnicas de respiração são fundamentais e uma poderosa ferramenta no controle emocional e para o bem estar mental. Foco, concentração, controle da ansiedade, clareza de pensamentos, melhora do estresse, regulação dos hormônios, equilíbrio da pressão arterial, e sono são alguns dos muitos benefícios. Fato é que não sabemos respirar corretamente!

Se você está em busca de uma atividade que beneficie tanto o corpo quanto a mente, a yoga pode ser uma ótima escolha. No entanto, lembre-se de que é importante aprender com um instrutor qualificado e respeitar os limites do seu corpo durante a prática.

Por fim, é fundamental lembrar que as tendências vem e vão e nem todas são adequadas ou funcionam para todos. É importante adotar um estilo de vida saudável que seja sustentável, realista e adaptado às suas necessidades individuais.

No link para o nosso clube de benefícios, você pode agendar uma aula experimental de yoga, comigo!

Namastê!!!

 

 

GOSTOU DO POST SOBRE AS TENDÊNCIAS DE VIDA SAUDÁVEL?

Gostou do post e das dicas? É muito importante para nós, sabermos sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.

POSTS RELACIONADOS

Você sabe o que são super alimentos? Confira 4 deles e tenha uma vida mais saudável!
Alimentos que melhoram nossa imunidade Tendências fitness
Benefícios do ioga em asanas fáceis
Como malhar em casa, pratique yoga online

 

Créditos da foto de capa: https://www.istockphoto.com/br/fotos/estilo-de-vida-saud%C3%A1vel

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?