menopausa

Desvendando o monstro da Menopausa: Sintomas, Tratamentos Naturais e Terapia Hormonal

Oi pessoal! Hoje quero compartilhar com vocês, um pouquinho da minha própria jornada com a menopausa, um capítulo que começou há uns 3 anos, quando notei que minha menstruação se tornou mais irregular. Dois anos depois, ela simplesmente deu um adeus definitivo. Foi (e tem sido, confesso) um período desafiador, cheio de reflexões sobre o processo de envelhecimento, fertilidade e todas as mudanças que meu corpo estava (e continua) passando.

Cabelo caindo, unhas fracas, um cansaço, uma fadiga esquisita…
Acordava de manhã e a primeira coisa que sentia era dor nas articulações.
No espelho, uma pele mais ressecada. Como muitas mulheres dizem. A cara tá caindo…
Celulite, que nunca tive, começando a aparecer.
E ahh. os calores… os calores súbitos, quando você menos espera.
e pra mim, o pior de todos, a insônia. Noites e noites que o sono simplesmente não vem. Que pesadelo. O marido dormindo lindamente e eu, virando de um lado para o outro. Logo eu, que sempre dormi maravilhosamente bem.

e não acabou… a balança começou a mexer – para cima, claro. Mesmo mantendo a mesma alimentação de sempre.  E pior, tudo concentrado na região abdominal.

E a libido? Depois de um dia de trabalho, eu não conseguia nem pensar, só queria descansar. E quando sobrava alguma força, a tal da secura vaginal.

Eu sabia de tudo isso. Nada era novidade, conhecia esse e mais alguns. Eu só não sabia que era tão difícil. Tive dificuldades para aceitar que não seria mais uma fábrica de hormônios, e a falta deles não ajuda em nada nessa jornada intensa emocional. Os calores, o cansaço repentino, a temida “névoa mental”, a insônia, esses e outros sintomas tornaram-se meus companheiros de viagem. Descobri que no fim, ser mulher não é fácil em nenhuma fase da vida. Somos eternas lutadoras. Então, trouxe esse tema pois é extremamente importante estar informada e conversar muito sobre tudo o que é relacionado, desta forma acredito que fica mais fácil lidar com esses desafios, de uma forma mais leve e, quem sabe, até com um sorriso no rosto? #MinhaMenopausa #JuntasSomosMaisFortes

O Que É a Menopausa?

A menopausa é um processo fisiológico que marca o fim do período reprodutivo da mulher. Ela ocorre geralmente entre os 45 e 55 anos, mas pode variar. Durante a menopausa, os ovários diminuem a produção de hormônios sexuais, como estrogênio e progesterona, levando a uma série de mudanças no corpo.

Sintomas Comuns da Menopausa

Os sintomas da menopausa são variados e podem afetar cada mulher de maneira única. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

1. Ondas de Calor: Súbitas sensações de calor que podem durar de alguns segundos a minutos.
2. Alterações no Humor: Oscilações emocionais, irritabilidade e ansiedade.
3. Insônia: Dificuldade em dormir ou manter um sono profundo.
4. Secura Vaginal: Redução na lubrificação vaginal, podendo causar desconforto durante o sexo.
5. Alterações no Ciclo Menstrual: Irregularidades menstruais antes da interrupção completa.
6. Cansaço: oscilações de energia são comuns nessa fase.
7. Menor vigor muscular: ocorre maior perda de massa magra
8. A síndrome da ardência bucal é outra condição que pode afetar mulheres na perimenopausa e na pós menopausa

Quantas Mulheres São Afetadas?

A menopausa é uma experiência universal para as mulheres, mas a intensidade dos sintomas pode variar significativamente. Estima-se que cerca de 1,3 bilhão de mulheres em todo o mundo estejam passando por esse processo. Com a expectativa de vida aumentando, a fase pós-menopausa pode durar décadas.

Menopausa

Tratamentos Naturais

Existem várias abordagens naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa:

1. Alimentação Balanceada: Uma dieta rica em cálcio e vitamina D pode fortalecer os ossos, reduzindo o risco de osteoporose, comum na pós-menopausa.
2. Exercícios Físicos: A prática regular de atividades físicas pode ajudar a reduzir os sintomas, melhorar o humor e fortalecer o sistema cardiovascular.
3. Fitoterapia: plantas, como a Cimicifuga racemosa (ou cohosh preto), amora, e extrato de soja, podem aliviar sintomas como ondas de calor e insônia.
4. Técnicas de Relaxamento: Yoga e meditação podem ajudar a reduzir o estresse, melhorando o bem-estar emocional.

Terapia Hormonal

A terapia hormonal, que envolve a reposição de estrogênio e/ou progesterona, é uma opção comum para aliviar os sintomas mais severos da menopausa. A terapia de reposição hormonal pode ser feita por meio de géis vaginais, comprimidos, adesivos na pele (eu uso desse tipo) e até mesmo por implantes subcutâneos.

É importantíssimo consultar um médico ginecologista para verificar o melhor tratamento de acordo com as suas necessidades, lembrando que existem algumas contraindicações para mulheres com câncer de mama, endométrio e ovário, além de pacientes com algum tipo de problema cardiovascular, que precisarão ser avaliadas de forma individual.

Dicas para Amenizar os Sintomas

1. Vista-se em Camadas: Isso ajuda a lidar com as ondas de calor, permitindo que você ajuste sua roupa conforme necessário.
2. Mantenha-se Ativa: O exercício regular não apenas ajuda a manter um peso saudável, mas também pode reduzir as ondas de calor e melhorar o humor.
3. Hidratação: Beba bastante água para ajudar na hidratação e compensar a secura que pode ocorrer em algumas áreas do corpo.
4. Adote uma alimentação balanceada: a alimentação pode ser uma grande aliada para uma transição mais leve.
5. Yoga e meditação: por ser uma prática que trabalha corpo e mente, o yoga terapia ajuda a mulher a se reconectar com seu corpo, estar presente, e aceitar as mudanças, reconhecendo a beleza de cada fase.
6. Evite alimentos termogênicos: os termogênicos são alimentos que elevam a temperatura corporal e a taxa metabólica, portanto, o consumo de café, pimenta, bebidas energéticas, chá preto, entre outros, podem aumentar a sensação de calor durante o período #menopausal.
7. Converse com Profissionais: Consulte um médico antes de iniciar qualquer tratamento, seja natural ou hormonal, para determinar a abordagem mais adequada ao seu caso.

Menopausa não tratada causa prejuízos econômicos

De acordo com um relatório divulgado pela Menopause Foundation of Canada, além de todos os desafios físicos e emocionais que a menopausa pode causar, a falta de tratamento adequado tem impactado a economia canadense. A organização revelou que os sintomas mal administrados da menopausa estão custando aproximadamente 3,3 bilhões de dólares por ano ao país. O número é referente aos dias de trabalho perdidos por mulheres durante a menopausa.

Fica aí mais uma questão que precisa ser tratada pelo sistema de saúde, é preciso conscientizar as empresas sobre os impactos da menopausa e fornecer apoio às trabalhadoras durante essa fase.

Enfim…

A menopausa é uma jornada individual, e cada mulher a enfrenta de maneira única. É essencial buscar informação, apoio e cuidados adequados durante esse período de transição.

Ter com quem conversar, ter apoio médico, não ter deixado nunca de praticar meu yoga e minha musculação, intensificar a alimentação e acima de tudo, respeitar meu corpo e meus limites, realmente me ajudaram (e continuam ajudando) nesse processo que ainda não acabou. As terapias naturais tem tantas alternativas e por serem 100% seguras, estão acessíveis para todas as mulheres. A terapia hormonal, da qual hoje sou adepta, pode ser uma solução eficaz e necessária para manter a qualidade de vida. Somente com ela eu voltei a dormir bem, e parei totalmente com os fogachos, portanto, analise-se, escute seu corpo, anote seus sintomas e sempre consulte um profissional de saúde!

Ter uma orientação personalizada, com todas as informações é extremamente importante para que você tome as decisões sobre a sua saúde. E juntas, podemos desmistificar o monstro da menopausa e fortalecer a comunidade feminina em todas as fases da vida! 💪🌸 #Menopausa #SaudeFeminina #BemEstar #TerapiaHormonal #MinhaExperiencia

Bora manter o tema vivo? adoraria ouvir seus comentários! Namastê!

QUER AJUDAR A MANTER O BLOG E AINDA ECONOMIZAR NA VIAGEM?

O Não Pira, Desopila possui diversos parceiros já testados que vão te ajudar a salvar uma graninha em sua viagem:

  • HOTÉIS: Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço e com cancelamento gratuito? Confira as opções com descontos de até 50% através deste link
  • SEGURO VIAGEM: Compare diversas opções e contrate seu seguro viagem com os melhores preços do mercado, com aplicativo de suporte e assistência para te ajudar com eventuais perrengues, tais como extravio de bagagem, doença, hospital etc. Clique aqui e faça sua cotação
  • ALUGUEL DE CARRO: Alugue o carro para sua viagem com benefícios e economia. Nosso parceiro é a maior empresa da América Latina, que compara valores em diversas locadoras ao mesmo tempo para você escolher a melhor opção e ainda parcela. Clique aqui e faça sua cotação
  • CHIP DE CELULAR: Viaje já conectado desde a saída do Brasil e com internet ilimitada com chip internacional do O Meu Chip. Com o cupom naopiradesopila, você terá um ótimo desconto, clique aqui e adquira o seu!!
  • PASSEIOS E ATIVIDADES: A Civitatis é nosso parceiro e oferece inúmeras opções de passeios e atividades. Há opção inclusive de passeios sem custo como os “walking tours”, e ingressos sem fila. Vale a pena conferir, clique aqui e garanta seus ingressos!

Além de não te custar nada mais, ajudará na monetização de nosso conteúdo, preparado com muito cuidado e carinho para você, já que para cada transação concluída e sem alteração, recebemos uma pequena comissão.

Muito obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem 🙂

Crédito da foto de capa: https://www.eumedicoresidente.com.br/
Crédito da foto de texto: Image by Freepik

POSTS RELACIONADOS

Chega mais, que têm vários textos de bem-estar para melhorar seu treino e sua saúde:

COMO CONTROLAR A ANSIEDADE E O MEDO?

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

MINDFULNESS A MEDITAÇÃO QUE VAI TE SURPREENDER

OLEOS ESSENCIAIS E SEUS BENEFÍCIOS

SUPLEMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR DEPOIS DOS 40 

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?