[gtranslate]
menopausa

Desvendando o monstro da Menopausa: Sintomas, Tratamentos Naturais e Terapia Hormonal

Hoje venho com o seguinte tema: Desvendando o monstro da Menopausa: Sintomas, Tratamentos Naturais e Terapia Hormonal

Oi pessoal! Hoje quero compartilhar com vocês, um pouquinho da minha própria jornada com a menopausa, um capítulo que começou há uns 3 anos, quando notei que minha menstruação se tornou mais irregular. Dois anos depois, ela simplesmente deu um adeus definitivo. Foi (e tem sido, confesso) um período desafiador, cheio de reflexões sobre o processo de envelhecimento, fertilidade e todas as mudanças que meu corpo estava (e continua) passando.

Cabelo caindo, unhas fracas, um cansaço, uma fadiga esquisita…
Acordava de manhã e a primeira coisa que sentia era dor nas articulações.
No espelho, uma pele mais ressecada. Como muitas mulheres dizem. A cara tá caindo…
Celulite, que nunca tive, começando a aparecer.
E ahh. os calores… os calores súbitos, quando você menos espera.
e pra mim, o pior de todos, a insônia. Noites e noites que o sono simplesmente não vem. Que pesadelo. O marido dormindo lindamente e eu, virando de um lado para o outro. Logo eu, que sempre dormi maravilhosamente bem.

e não acabou… a balança começou a mexer – para cima, claro. Mesmo mantendo a mesma alimentação de sempre.  E pior, tudo concentrado na região abdominal.

E a libido? Depois de um dia de trabalho, eu não conseguia nem pensar, só queria descansar. E quando sobrava alguma força, a tal da secura vaginal.

Eu sabia de tudo isso. Nada era novidade, conhecia esse e mais alguns. Eu só não sabia que era tão difícil. Tive dificuldades para aceitar que não seria mais uma fábrica de hormônios, e a falta deles não ajuda em nada nessa jornada intensa emocional. Os calores, o cansaço repentino, a temida “névoa mental”, a insônia, esses e outros sintomas tornaram-se meus companheiros de viagem. Descobri que no fim, ser mulher não é fácil em nenhuma fase da vida. Somos eternas lutadoras. Então, trouxe esse tema pois é extremamente importante estar informada e conversar muito sobre tudo o que é relacionado, desta forma acredito que fica mais fácil lidar com esses desafios, de uma forma mais leve e, quem sabe, até com um sorriso no rosto? #MinhaMenopausa #JuntasSomosMaisFortes

O Que É a Menopausa?

A menopausa é um processo fisiológico que marca o fim do período reprodutivo da mulher. Ela ocorre geralmente entre os 45 e 55 anos, mas pode variar. Durante a menopausa, os ovários diminuem a produção de hormônios sexuais, como estrogênio e progesterona, levando a uma série de mudanças no corpo.

Sintomas Comuns da Menopausa

Os sintomas da menopausa são variados e podem afetar cada mulher de maneira única. Alguns dos sintomas mais comuns incluem:

1. Ondas de Calor: Súbitas sensações de calor que podem durar de alguns segundos a minutos.
2. Alterações no Humor: Oscilações emocionais, irritabilidade e ansiedade.
3. Insônia: Dificuldade em dormir ou manter um sono profundo.
4. Secura Vaginal: Redução na lubrificação vaginal, podendo causar desconforto durante o sexo.
5. Alterações no Ciclo Menstrual: Irregularidades menstruais antes da interrupção completa.
6. Cansaço: oscilações de energia são comuns nessa fase.
7. Menor vigor muscular: ocorre maior perda de massa magra
8. A síndrome da ardência bucal é outra condição que pode afetar mulheres na perimenopausa e na pós menopausa

Quantas Mulheres São Afetadas?

A menopausa é uma experiência universal para as mulheres, mas a intensidade dos sintomas pode variar significativamente. Estima-se que cerca de 1,3 bilhão de mulheres em todo o mundo estejam passando por esse processo. Com a expectativa de vida aumentando, a fase pós-menopausa pode durar décadas.

Menopausa

Tratamentos Naturais

Existem várias abordagens naturais que podem ajudar a aliviar os sintomas da menopausa:

1. Alimentação Balanceada: Uma dieta rica em cálcio e vitamina D pode fortalecer os ossos, reduzindo o risco de osteoporose, comum na pós-menopausa.
2. Exercícios Físicos: A prática regular de atividades físicas pode ajudar a reduzir os sintomas, melhorar o humor e fortalecer o sistema cardiovascular.
3. Fitoterapia: plantas, como a Cimicifuga racemosa (ou cohosh preto), amora, e extrato de soja, podem aliviar sintomas como ondas de calor e insônia.
4. Técnicas de Relaxamento: Yoga e meditação podem ajudar a reduzir o estresse, melhorando o bem-estar emocional.

Terapia Hormonal

A terapia hormonal, que envolve a reposição de estrogênio e/ou progesterona, é uma opção comum para aliviar os sintomas mais severos da menopausa. A terapia de reposição hormonal pode ser feita por meio de géis vaginais, comprimidos, adesivos na pele (eu uso desse tipo) e até mesmo por implantes subcutâneos.

É importantíssimo consultar um médico ginecologista para verificar o melhor tratamento de acordo com as suas necessidades, lembrando que existem algumas contraindicações para mulheres com câncer de mama, endométrio e ovário, além de pacientes com algum tipo de problema cardiovascular, que precisarão ser avaliadas de forma individual.

Dicas para Amenizar os Sintomas

1. Vista-se em Camadas: Isso ajuda a lidar com as ondas de calor, permitindo que você ajuste sua roupa conforme necessário.
2. Mantenha-se Ativa: O exercício regular não apenas ajuda a manter um peso saudável, mas também pode reduzir as ondas de calor e melhorar o humor.
3. Hidratação: Beba bastante água para ajudar na hidratação e compensar a secura que pode ocorrer em algumas áreas do corpo.
4. Adote uma alimentação balanceada: a alimentação pode ser uma grande aliada para uma transição mais leve.
5. Yoga e meditação: por ser uma prática que trabalha corpo e mente, o yoga terapia ajuda a mulher a se reconectar com seu corpo, estar presente, e aceitar as mudanças, reconhecendo a beleza de cada fase.
6. Evite alimentos termogênicos: os termogênicos são alimentos que elevam a temperatura corporal e a taxa metabólica, portanto, o consumo de café, pimenta, bebidas energéticas, chá preto, entre outros, podem aumentar a sensação de calor durante o período #menopausal.
7. Converse com Profissionais: Consulte um médico antes de iniciar qualquer tratamento, seja natural ou hormonal, para determinar a abordagem mais adequada ao seu caso.

Menopausa não tratada causa prejuízos econômicos

De acordo com um relatório divulgado pela Menopause Foundation of Canada, além de todos os desafios físicos e emocionais que a menopausa pode causar, a falta de tratamento adequado tem impactado a economia canadense. A organização revelou que os sintomas mal administrados da menopausa estão custando aproximadamente 3,3 bilhões de dólares por ano ao país. O número é referente aos dias de trabalho perdidos por mulheres durante a menopausa.

Fica aí mais uma questão que precisa ser tratada pelo sistema de saúde, é preciso conscientizar as empresas sobre os impactos da menopausa e fornecer apoio às trabalhadoras durante essa fase.

Enfim…

A menopausa é uma jornada individual, e cada mulher a enfrenta de maneira única. É essencial buscar informação, apoio e cuidados adequados durante esse período de transição.

Ter com quem conversar, ter apoio médico, não ter deixado nunca de praticar meu yoga e minha musculação, intensificar a alimentação e acima de tudo, respeitar meu corpo e meus limites, realmente me ajudaram (e continuam ajudando) nesse processo que ainda não acabou. As terapias naturais tem tantas alternativas e por serem 100% seguras, estão acessíveis para todas as mulheres. A terapia hormonal, da qual hoje sou adepta, pode ser uma solução eficaz e necessária para manter a qualidade de vida. Somente com ela eu voltei a dormir bem, e parei totalmente com os fogachos, portanto, analise-se, escute seu corpo, anote seus sintomas e sempre consulte um profissional de saúde!

Ter uma orientação personalizada, com todas as informações é extremamente importante para que você tome as decisões sobre a sua saúde. E juntas, podemos desmistificar o monstro da menopausa e fortalecer a comunidade feminina em todas as fases da vida! 💪🌸 #Menopausa #SaudeFeminina #BemEstar #TerapiaHormonal #MinhaExperiencia

Bora manter o tema vivo? adoraria ouvir seus comentários! Namastê!

QUER AJUDAR A MANTER O BLOG E AINDA ECONOMIZAR NA VIAGEM?

O Não Pira, Desopila possui diversos parceiros já testados que vão te ajudar a salvar uma graninha em sua viagem:

  • HOTÉIS: Que tal reservar sua acomodação pagando o melhor preço e com cancelamento gratuito? Confira as opções com descontos de até 50% através deste link
  • SEGURO VIAGEM: Compare diversas opções e contrate seu seguro viagem com os melhores preços do mercado, com aplicativo de suporte e assistência para te ajudar com eventuais perrengues, tais como extravio de bagagem, doença, hospital etc. Clique aqui e faça sua cotação
  • ALUGUEL DE CARRO: Alugue o carro para sua viagem com benefícios e economia. Nosso parceiro é a maior empresa da América Latina, que compara valores em diversas locadoras ao mesmo tempo para você escolher a melhor opção e ainda parcela. Clique aqui e faça sua cotação
  • CHIP DE CELULAR: Viaje já conectado desde a saída do Brasil e com internet ilimitada com chip internacional do O Meu Chip. Com o cupom naopiradesopila, você terá um ótimo desconto, clique aqui e adquira o seu!!
  • PASSEIOS E ATIVIDADES: A Civitatis é nosso parceiro e oferece inúmeras opções de passeios e atividades. Há opção inclusive de passeios sem custo como os “walking tours”, e ingressos sem fila. Vale a pena conferir, clique aqui e garanta seus ingressos!

Além de não te custar nada mais, ajudará na monetização de nosso conteúdo, preparado com muito cuidado e carinho para você, já que para cada transação concluída e sem alteração, recebemos uma pequena comissão.

Muito obrigada por ajudar quem te ajuda na hora de planejar sua viagem 🙂

Crédito da foto de capa: https://www.eumedicoresidente.com.br/
Crédito da foto de texto: Image by Freepik

POSTS RELACIONADOS

Chega mais, que têm vários textos de bem-estar para melhorar seu treino e sua saúde:

COMO CONTROLAR A ANSIEDADE E O MEDO?

BENEFÍCIOS DA MEDITAÇÃO

MINDFULNESS A MEDITAÇÃO QUE VAI TE SURPREENDER

OLEOS ESSENCIAIS E SEUS BENEFÍCIOS

SUPLEMENTOS QUE NÃO PODEM FALTAR DEPOIS DOS 40 

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

Picture of GARDENS

GARDENS

Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Picture of Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Picture of Fran Galvão

Fran Galvão

Estilo

Picture of Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Picture of Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Picture of Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Picture of Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Picture of Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?