Sabe aquele ditado da vó que diz que conforme envelhecemos devemos comer menos? Não? Ah, mas garanto que você já ouviu alguém dizendo que quando era jovem comia horrores, mas que depois dos 30, só de olhar, já engorda. Então, nesses dois casos muita gente bota a culpa no metabolismo lento.

Parece mesmo que com a idade, o treino já não faz aquele efeito, os resultados demoram mais para aparecer, ao mesmo tempo que ficamos com menos disposição, e também precisamos focar muito mais na dieta, e até diminuir mesmo as porções do prato.

Mas será mesmo verdade que o metabolismo cai conforme envelhecemos?

Sim, infelizmente é verdade!! Com o passar dos anos, há uma redução do metabolismo basal, ou seja, o corpo gasta menos energia para realizar suas funções essenciais, como a respiração e a circulação do sangue por exemplo.

Para quem não sabe, metabolismo basal é a quantidade mínima de energia que seu corpo precisa para te manter viva, e portanto representa o maior gasto energético do dia, ficando em torno de 2/3 da energergia de um adulto de porte médio. Você pode saber seu metabolismo basal através de alguns calculos considerando sua idade, sexo e peso corporal, ou também por meio de testes como a bioimpedância.

A idade em que os efeitos começam a ser notados varia de pessoa pra pessoa, mas geralmente acontece depois dos 30. Eu mesmo percebi muito essa diferença. Quando era mais nova, podia comer o que quisesse que não engordava, não podia fazer muitos exercícios aeróbios que perdia minha tão suada massa magra. Que saudades desse tempo rs… Hoje com 43 preciso prestar muita atenção nas porções, controlar os doces e sempre incluir exercícios aeróbios na rotina, principalmente os de HIIT que são os que justamente, dão aquela acelerada no metabolismo.

A queda do metabolismo está diretamente ligada as questões hormonais. principalmente quanto a produção de GH, o hormonio do crescimento e testosterona, o hormonio masculino (que nós mulheres também temos!). Com a queda no nível dessas substâncias, o corpo começa a perder massa muscular. Estudos científicos estimam que a perda de massa muscular varia entre de 3% a 8% por década de vida. A perda efetiva depende claro, do estilo de vida… Alimentação, exercícios regulares, principalmente de força e qualidade do sono são os principais fatores.

Então já temos uma boa pista sobre como evitar…

Treine sempre

muque
Depois dos 40 passei a priorizar os treinos de força para evitar a perda de massa magra. Olha aí meu pãozinho de estimação!

Para acelerar o metabolismo é muito importante que você pratique exercícios físicos regularmente (não adianta uma vez por semana…). Dê preferência para treinos de força (musculação, crossfit) que ajudam a aumentar a massa muscular ( e assim faz o organismo gastar mais energia), e em atividades aeróbicas se possível intervalada como HIIT, que também vão te deixar acelerada por horas!

Coma alimentos termogênicos

Você também pode obter ajuda dos alimentos termogênicos como proteínas, pois a digestão delas exige maior esforço do corpo que acaba queimando mais calorias ao digerir e absorver alimentos protéicos. Café, chá verde, canela e pimenta são outros exemplos de alimentos termogênicos.

Coma de três em três horas

Este hábito acelera o metabolismo pois o organismo estará constantemente precisando de energia para manter o sistema digestivo funcionando várias vezes ao dia. Beber um copo de água gelada já conta! O organismo vai ter que “esquentar” a água, para que ela fique na temperatura corporal.

Durma bem

Já falamos aqui que a recuperação muscular é tão ou mais importante do que o treino em si. Além disso, o sono tem impacto direto no funcionamento do corpo tem geral. Um estudo descobriu que 4 horas de sono reduziram o metabolismo em 2,6% em comparação com 10 horas de sono.

Então minha gente, se você já está sentindo os efeitos do metabolismo lento, tente adicionar algumas dessas dicas em sua rotina e se não funcionar, sempre é bom consultar um médico, talvez seus hormônios precisem de um ajuste!

GOSTOU DAS DICAS?

Gostou do post e das dicas? Gostaria muito de saber a sua opinião! Por favor, deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais.

(Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.)

Créditos da foto: www.action360.com.br

Posts relacionados

Exercícios de HIIT

Qual melhor horário para treinar?

Bootcamp – o treino que derrete calorias

O que comer antes do treino?

 

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br data-lazy-src=
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?