Positividade Tóxica:

Reconhecendo, Lidando e Rompendo o Padrão

A positividade tóxica é um fenômeno que tem ganhado cada vez mais atenção. Embora a ideia de ser positivo seja geralmente bem-intencionada, a positividade tóxica ocorre quando o otimismo é levado ao extremo, ignorando ou invalidando emoções e experiências negativas legítimas. É quando nos negamos a ver a realidade, pois só queremos enxergar o positivo. Neste post, vamos falar sobre o que é positividade tóxica, como identificar pessoas tóxicas e conhecer estratégias para lidar com essas pessoas.

1. O que é positividade tóxica:

A positividade tóxica é a crença de que é necessário ser sempre positivo, minimizando ou até ignorando emoções negativas. Eu sempre digo que todo sentimento, toda emoção, existe para ser sentido. Ela pode levar à invalidação dos sentimentos de outras pessoas e a uma pressão para esconder o sofrimento pessoal, resultando em uma negação da realidade.

2. Como identificar as pessoas tóxicas

Pessoas tóxicas podem apresentar sinais como: minimizar problemas, desencorajar o compartilhamento de emoções negativas, forçar um falso otimismo e ignorar a complexidade das experiências humanas. Fique atento a esses padrões em seus relacionamentos pessoais e profissionais.

3. Entendendo o impacto

Pode não ser tão claro para você, mas este comportamento tem grande impacto prejudicial na sua vida e na vida de todas as pessoas envolvidas. Os prejuízos incluem desde a invalidação das suas emoções, a criação de um ambiente de pressão que exige que você esteja sempre feliz e até a negação dos problemas e obstáculos reais da sua vida. Sentimentos como solidão, isolamento, falta de apoio emocional e dificuldade em lidar com desafios genuínos são bem frequentes.

4. Estratégias para lidar com pessoas tóxicas

  1. Autoconsciência: esteja ciente de como a positividade tóxica pode afetar você e os outros. Parar para refletir tanto sobre o seu comportamento, como também o comportamento das pessoas à sua volta, reconhecendo padrões e ações sempre presentes.
  2. Defina limites: estabeleça limites claros com essas pessoas, deixando claro o tipo de comportamento que você não aceita. Saber falar não é imprescindível para criar barreiras e se proteger.
  3. Encontre apoio: busque apoio emocional em amigos, familiares ou profissionais de saúde mental.
  4.  Comunicação assertiva: expresse seus sentimentos de forma respeitosa, mas firme, verbalizando e explicando como estes comportamentos afetam você. O livro Comunicação não violenta é uma leitura muito boa, é uma ferramenta muito útil que melhora muito nossa forma de relacionamento. Eu uso a metodologia na minha vida! Saiba mais aqui.

livro
Livro Comunicação não violenta

Conclusão

A positividade tóxica pode ter efeitos negativos para a saúde mental e para os relacionamentos e vem se tornando um comportamento bastante frequente. O primeiro passo é reconhecer esse padrão, identificar quais são as pessoas tóxicas em nossas vidas, para, na sequência, aprender a lidar com elas. Saber como lidar com essas pessoas, através de uma comunicação assertiva e construir assim um ambiente emocionalmente saudável são passos fundamentais.

Lembre-se também de se auto-avaliar. Reflita sobre seu próprio comportamento, e se você perceber traços de positividade tóxica em si mesmo, lembre-se de que é uma oportunidade para crescer e buscar um equilíbrio saudável entre pensar positivo e sua própria autenticidade emocional.

Finalizo com uma dica: alecrim perfuma a casa e te protege de pessoas tóxicas!
Eu amo o óleo essencial, encontre aqui.

alecrim para pessoas tóxicas
Alecrim: ótimo para limpar ambientes e pessoas tóxicas, encontre aqui.

E fique atento, em nosso próximo post, traremos um quiz (um teste de perguntas) para te ajudar a reconhecer esse comportamento e as pessoas.

Até lá!

GOSTOU DO POST SOBRE POSITIVIDADE TÓXICA?

É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.

POSTS RELACIONADOS 

Saiba mais sobre as aulas de respiração ou de Superioga comigo
Como malhar em casa e dicas de yoga online
Exercícios para ser feliz
Pensamento positivo
Superioga – força e concentração para a vida
Mindfulness – a meditação que vai te surpreender
O poder da gratidão

Foto de capa: Estação Nerd

 

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?