Positividade Tóxica:

Reconhecendo, Lidando e Rompendo o Padrão

A positividade tóxica é um fenômeno que tem ganhado cada vez mais atenção. Embora a ideia de ser positivo seja geralmente bem-intencionada, a positividade tóxica ocorre quando o otimismo é levado ao extremo, ignorando ou invalidando emoções e experiências negativas legítimas. É quando nos negamos a ver a realidade, pois só queremos enxergar o positivo. Neste post, vamos falar sobre o que é positividade tóxica, como identificar pessoas tóxicas e conhecer estratégias para lidar com essas pessoas.

1. O que é positividade tóxica:

A positividade tóxica é a crença de que é necessário ser sempre positivo, minimizando ou até ignorando emoções negativas. Eu sempre digo que todo sentimento, toda emoção, existe para ser sentido. Ela pode levar à invalidação dos sentimentos de outras pessoas e a uma pressão para esconder o sofrimento pessoal, resultando em uma negação da realidade.

2. Como identificar as pessoas tóxicas

Pessoas tóxicas podem apresentar sinais como: minimizar problemas, desencorajar o compartilhamento de emoções negativas, forçar um falso otimismo e ignorar a complexidade das experiências humanas. Fique atento a esses padrões em seus relacionamentos pessoais e profissionais.

3. Entendendo o impacto

Pode não ser tão claro para você, mas este comportamento tem grande impacto prejudicial na sua vida e na vida de todas as pessoas envolvidas. Os prejuízos incluem desde a invalidação das suas emoções, a criação de um ambiente de pressão que exige que você esteja sempre feliz e até a negação dos problemas e obstáculos reais da sua vida. Sentimentos como solidão, isolamento, falta de apoio emocional e dificuldade em lidar com desafios genuínos são bem frequentes.

4. Estratégias para lidar com pessoas tóxicas

  1. Autoconsciência: esteja ciente de como a positividade tóxica pode afetar você e os outros. Parar para refletir tanto sobre o seu comportamento, como também o comportamento das pessoas à sua volta, reconhecendo padrões e ações sempre presentes.
  2. Defina limites: estabeleça limites claros com essas pessoas, deixando claro o tipo de comportamento que você não aceita. Saber falar não é imprescindível para criar barreiras e se proteger.
  3. Encontre apoio: busque apoio emocional em amigos, familiares ou profissionais de saúde mental.
  4.  Comunicação assertiva: expresse seus sentimentos de forma respeitosa, mas firme, verbalizando e explicando como estes comportamentos afetam você. O livro Comunicação não violenta é uma leitura muito boa, é uma ferramenta muito útil que melhora muito nossa forma de relacionamento. Eu uso a metodologia na minha vida! Saiba mais aqui.

livro
Livro Comunicação não violenta

Conclusão

A positividade tóxica pode ter efeitos negativos para a saúde mental e para os relacionamentos e vem se tornando um comportamento bastante frequente. O primeiro passo é reconhecer esse padrão, identificar quais são as pessoas tóxicas em nossas vidas, para, na sequência, aprender a lidar com elas. Saber como lidar com essas pessoas, através de uma comunicação assertiva e construir assim um ambiente emocionalmente saudável são passos fundamentais.

Lembre-se também de se auto-avaliar. Reflita sobre seu próprio comportamento, e se você perceber traços de positividade tóxica em si mesmo, lembre-se de que é uma oportunidade para crescer e buscar um equilíbrio saudável entre pensar positivo e sua própria autenticidade emocional.

Finalizo com uma dica: alecrim perfuma a casa e te protege de pessoas tóxicas!
Eu amo o óleo essencial, encontre aqui.

alecrim para pessoas tóxicas
Alecrim: ótimo para limpar ambientes e pessoas tóxicas, encontre aqui.

E fique atento, em nosso próximo post, traremos um quiz (um teste de perguntas) para te ajudar a reconhecer esse comportamento e as pessoas.

Até lá!

GOSTOU DO POST SOBRE POSITIVIDADE TÓXICA?

É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.

POSTS RELACIONADOS 

Saiba mais sobre as aulas de respiração ou de Superioga comigo
Como malhar em casa e dicas de yoga online
Exercícios para ser feliz
Pensamento positivo
Superioga – força e concentração para a vida
Mindfulness – a meditação que vai te surpreender
O poder da gratidão

Foto de capa: Estação Nerd

 

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Hotel

Chip Internacional

Aluguel de Carro

Seguro Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?