Problemas pra dormir
Você tem problemas para dormir como insônia, acorda diversas vezes, apnéia, ronco etc.? Você não está sozinho!! Estudos recentes apontam que cerca de 30% da população mundial sofre com problemas na hora de dormir. É muita coisa! E isso explica também muita coisa!
Quando dormimos menos de 6 horas por noite, fica claro que temos problemas, e as consequências para nossa saúde geral são catastróficas. E não estou exagerando. A má qualidade do sono tem sido ligada a inúmeras doenças físicas e mentais. Coisas simples como se concentrar no trabalho e dirigir podem ser duramente afetadas e, no caso da direção, até perigosa. Estudos afirmam que cerca de 20% dos acidentes de carro são causados por insônia, falta de atenção, demora na resposta motora.
Ter problemas para dormir traz doenças cardíacas, estresse, mudanças de humor, diabetes, metabolismo lento, ganho de peso, perda de memória, raciocínio lento, degeneração cerebral em geral, dentre outros.
Parênteses para aquela turma do “enquanto vocês dormem, eu trabalho” e também do “4AM club”, pois pelas palavras do professor, neurocientista e autor do livro “Por que nós dormimos?”, Mathew Walker , é 0% (zero!) o número de pessoas que dormem menos de 6 horas por noite e que não apresentam nenhuma deterioração de saúde no médio e longo prazo. Acessem o vídeo neste link.
Mas o que fazer quando temos problemas para dormir?
Abaixo compartilho algumas dicas que reuni e que implementei na minha rotina, pois eu também sou vítima da insônia:
- A higiene do sono todas as noites ajuda muito com os problemas para dormir:
- Chazinho calmante lá pelas 19hs, como mulumbu, camomila, erva-cidreita, lavanda (lá pelas 19hs);
- Óleo essencial de lavanda, seja via umidificador ou mesmo algumas gotas no pijama;
- Jantar ou fazer a ultima refeição com no mínimo 2 horas de antecedência da hora de deitar. Inclusive para líquidos;
- Desligar celular e televisão pelos menos 30 min antes;
- Abaixar as luzes do ambiente, pelo menos 30 min antes;
- Evitar alimentos como café e chás com cafeína, chocolate, açúcar, refrigerantes, pimenta e alimentos condimentados, por pelo menos 4 horas antes;
- Deitar mais ou menos na mesmo hora, todos os dias.2. Meditar, praticar yoga nidrá, ou algumas posturas de alongamento que sejam relaxantes;
2.Meditar, praticar yoga nidrá, ou algumas posturas de alongamento que sejam relaxantes;
3. Ler por pelo menos 20 min, fazer um diário da gratidão ou de reflexões;
4. Avaliar a necessidade de incluir suplementos na sua rotina para ajudar o corpo a desacelerar, trago alguns exemplos:
- Melatonina: é o agente contrário do cortisol. De manhã temos pico natural de cortisol e a noite, deveríamos ter pico de melatonina, mas muitas vezes nosso relógio biológico acaba ficando bagunçado e precisamos ajustar por meio de suplementação. Esse hormônio é sensível à luz, inclusive à do celular e a do stand by da TV a noite no quarto. O corpo fica confuso, e deixa de produzir melatonina, por isso, ás vezes é preciso suplementar, no entanto, use com cuidado, pois mexer com nossos hormônios é sempre delicado.
- Magnésio: meu favorito. Começando pelo fato de não ser hormônio, e sim, ser um mineral. Magnésio é superimportante para o cérebro, coração, sistema nervoso, e até dores musculares. Você pode suplementar ou obter ajustando sua alimentação.
- Caso esteja na menopausa, ou entrando nela, é muito comum ter insônia e acordar diversas vezes com os fogachos, portanto, importante consultar seu médico e avaliar a necessidade de iniciar reposição hormonal;
E por último, para ajudar com os problemas para dormir, mas não menos importante , RESPIRAR.
Respirar é meu segredinho para me ajudar a
resolver meus problemas para dormir.
Uma das melhores formas de resolver problemas para dormir, é respirar.
Já falamos aqui sobre o poder da respiração em acalmar nossa mente, alternando nosso modo de funcionamento do sistema nervoso, de “caça e luta” para “dormir e relaxar”, que nada mais é, alternar do sistema nervoso simpático, para o sistema nervoso parassimpático. Existem várias técnicas de respiração que podem ser utilizadas para relaxar a mente e o corpo, ajudando a dormir mais rápido e também levar a um sono mais profundo.
Neste link eu ensino uma das técnicas mais comuns chamada “respiração das narinas alternadas”, que não tem contraindicações e pode ser feita por todos.
Bom, espero que estas dicas te ajudem a resolver seus problemas para dormir e ter uma boa noite de sono!
Um grande beijo, Namastê!
GOSTOU DO POST SOBRE PROBLEMAS PARA DORMIR?
É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.
POSTS RELACIONADOS
Saiba mais sobre as aulas de respiração ou de Superioga comigo
Como malhar em casa e dicas de yoga online
Exercícios para ser feliz
Pensamento positivo
Superioga – força e concentração para a vida
Mindfulness – a meditação que vai te surpreender
O poder da gratidão
Foto de capa: Pixabay