Qual fazer primeiro: aeróbio ou musculação? – Quem aí nunca fez esta pergunta?

Eu também já tive essa dúvida, e conversando com os educadores físicos aprendi a tomar a decisão correta. Antes de dividir com vocês, é preciso entender um pouco melhor o que são exercícios aeróbicos ou cardiovasculares, assim como, o que são exercícios anaeróbicos, cujo principal exemplo é a musculação. Exercícios aeróbios são aqueles que demandam esforço repetitivo e constante, com ou sem carga, que trabalham os músculos de forma rítmica, fazendo com que o organismo utilize bastante oxigênio (daí o nome). Por serem feitos por um período contínuo, estimulam os sistemas cardio-respiratório e vascular. Exemplos comuns de exercícios aeróbios são caminhada, trote, corrida em ritmo moderado, natação, remo, spinning e transport.

Já os exercícios anaeróbios, podem ser definidos por exercícios de curta duração e de grande intensidade, utilizando uma fonte de energia que não depende do oxigênio. Tem como foco o aumento da força e da massa muscular. A musculação é uma das principais atividades anaeróbias, outros exemplos são treinos de tiro de corrida, saltos, e provas curtas de velocidade.

Para que seu programa de exercícios seja completo, ele deve conter exercícios dos 2 tipos, garantindo assim a saúde e resistência cardiorrespiratória, perda de gordura, ganho de massa muscular, resistência e aceleração do metabolismo.

Agora que já sabemos a diferença, e aí, qual fazer primeiro? Não tem resposta correta! Tudo depende do seu objetivo!

Seu objetivo é melhorar sua resistência?

Se seu objetivo for  melhorar sua resistência cardíaca, melhor treinar aeróbio antes!

Se o objetivo for participar de corridas de longa distância ou longa duração, a força muscular é importante para evitar lesões mas o foco deve ser na resistência, e por isso o treino aeróbio deve ser priorizado. Começando pelo treino aeróbio você garantirá melhores resultados pois estará descansado(a) e disposto(a).

Seu objetivo é queimar gordura?

Agora se seu objetivo é queimar gordura, existem diversos estudos recentes demonstrando ótimos resultados com a prática do exercício aeróbico depois da musculação. Foi comprovado que ao começar o treino com a musculação e assim “gastar” a reserva de glicogênio (nossa reserva de energia), ao passar para os exercícios aeróbicos, o corpo recorre a gordura como fonte de energia, gastando o estoque de gordura corporal (sabe aquelas gordurinhas insistentes na lateral da calça jeans? Pois é!)

Por outro lado, estudos também já comprovaram que são necessários entre 20 a 25 minutos para que as quantidades de glicogênio do organismo sejam totalmente utilizadas para na sequencia começarmos a utilizar os adipócitos (células de gordura), e assim queimar gordura.

Ah…você quer crescer?

treino
Eu sempre, sempre invisto na musculação para garantir massa magra e definição!

 

Agora se seu objetivo for crescer e ganhar massa muscular, é melhor você começar com a musculação. Como o glicogênio é o combustível fundamental dos músculos, começando pela musculação você garante a energia necessária para realizar o treino de musculação dentro da intensidade necessária para a hipertrofia. Podem fazer o teste, quando começamos com o aeróbio e depois vamos pra musculação, é clara a “falta de energia” na hora de levantar os pesos!

Se o seu objetivo é o aumento de massa muscular (lembrando as meninas que ganho de massa muscular é uma coisa totalmente diferente de ficar grande e forte.. quem aí ainda não leu meu post sobre a importância da musculação para as mulheres?), os especialistas recomendam a realização de exercícios aeróbios em menor quantidade, apenas com o objetivo de ganho cardiovasculare. Nesse caso, 20 minutos de exercícios aeróbicos após a musculação, de duas a três vezes por semana e com intensidade moderada (controlando a frequência cardíaca máxima entre 40 a 60%) são mais do que suficientes.

 

 

Treino intervalado: uma excelente opção

Quem tem pouco tempo e procura emagrecimento e melhoria da definição muscular (e não ganho de massa muscular), o treino intervalado é uma excelente opção. O HIIT (high intensity interval training – quem quer saber mais tem post aqui) é um treino curto e intenso que permite um grande consumo energético (queima muitas calorias), e mantém o metabolismo acelerado mesmo após a realização dos exercícios. O EPOC (expliquei tudo aqui)  auxilia na queima de gordura e no emagrecimento por até 48 horas!

Sport Life
Créditos da foto: Sportlife.com.br

 

E aí? Agora já sabem decidir por onde começar?

Lembrando que sempre, sempre o melhor é consultar um especialista né?

Um bj e bom treino!

Mais lidas
Clube de Vantagens

Cupons e descontos exclusivos para leitores

Economize na sua Viagem

Hotel

Chip Internacional

Aluguel de Carro

Seguro Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?