Por que você deve começar a usar raspador de língua?
Manter a higiene bucal adequada garante o controle de bactérias na região, que causam cáries e outras doenças bucais. Para essa finalidade, o uso da escova e do fio dental são sempre lembrados. Porém, muita gente se esquece que há um importante aliado para a higiene bucal ser completa: o raspador de língua.
“Assim como os dentes e a gengiva, a língua também causa mau hálito e problemas gengivais e até mesmo, altera o sabor dos alimentos, entre outros efeitos prejudiciais, por isso que é tão importante manter a região limpa”, explica o cirurgião-dentista Fábio Azevedo, Especialista em Implantodontia e consultor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da S.I.N. Implant System.
Azevedo enfatiza que, quando a língua não é higienizada adequadamente, existe a formação de saburra lingual, camada esbranquiçada sobre a superfície da língua que adere a região, formada por restos de alimentos, muco da saliva, células mortas e microrganismos que se acumulam no local.
Fica comigo até o final, que trago uma super dica, pra você experimentar
raspar hoje mesmo, sem ter o raspador de língua!
“Essa massa branca pode alterar a flora bucal, deixando toda a boca mais suscetível a desenvolver tártaro e cáries”, completa o especialista.
Essa massa branca, chamada de saburra lingual, se acumula durante a noite na superfície da língua e a mesma não deve ser engolida pois está cheia de toxinas. Atualmente existem uma grande variedade de raspadores e limpadores de língua feitos especialmente para higienizar a região, já que escovas comuns são menos eficazes para combater a saburra lingual. Eles podem ser encontrados em farmácias, em materiais e formatos variados. Em geral, esse instrumento consiste em uma haste com extremidade arredondada ou em formato de gota.
Quanto aos materiais, normalmente, eles são de plástico, ou de metal. Os raspadores são lisos e mais eficientes, os limpadores, tem cerdas plásticas.
Mas qual raspador de língua escolher?
- Limpador de língua: assim como as escovas, possui cerdas. O recomendado é que se use um creme dental ou spray de limpeza no momento da higiene. Como as cerdas se desgastam mais rápido, a troca do acessório de limpeza tem de ser feita frequentemente.
- Raspador de língua: não possui cerdas e não necessita de creme dental ou spray. Além disso, é mais confortável para quem sente ânsia de vômito com toque no fundo da língua.
O melhor raspador de língua é de cobre!
Lembra na pandemia do Covid, quando vários lugares estavam substituindo os corrimões, por outros feitos de cobre? Isso acontecia pois cobre é um metal antibacteriano. O metal é usado para fins medicinais há milênios, mas nos últimos anos seu poder antimicrobiano foi objeto de novos estudos na América do Sul, na Europa e nos Estados Unidos.
O cobre possui um elétron livre na órbita externa de seus átomos, e essa particularidade ataca a membrana externa dos patógenos, causando-lhe rupturas. E, uma vez que essa membrana é quebrada, os íons destroem o material genético, danificando o DNA ou o RNA de bactérias ou vírus. Aqui nesta matéria você vê os detalhes de um estudo recente.
Como usar?
- Estique a língua o quanto for confortável para você.
- Coloque a superfície o mais para trás possível sem engasgar.
- Aplique força suficiente para que o raspador fique plano contra a língua (mas não tanto a ponto de machucar).
- Mova o limpador lentamente para a ponta da língua.
- Cuspa qualquer saliva e detritos que tenham se acumulado na língua e enxágue aqueles que estiverem no limpador.
- Repita a operação várias vezes, certificando-se de ter raspado toda a superfície.
- Lave o limpador de língua na torneira e deixe secar. (se for cobre, água corrente é suficiente, se for aço, use sabão).
Outro ponto importante é optar por um modelo com ou sem cerdas, conforme a preferência individual. Esta será a diferença de limpador (com cerdas) e raspadores (sem cerdas), sendo que ambos são adequados para a higienização da área.
Quais são os benefícios do raspador de língua?
Quando se tem o hábito de higienizar a língua todos os dias, logo após a escovação e o uso do fio dental, a rotina de limpeza bucal fica completa, o que, sem dúvida, evita o desconforto causado pelo mau hálito e, ainda, previne cáries e outros problemas bucais.
Raspar a língua é um hábito milenar, previsto na medicina indiana ayurveda, e quando incluído na rotina, traz uma série de benefícios:
- Remoção de toxinas e células mortas da língua;
- Combate ao mau hálito;
- Redução na formação de placas bacterianas;
- Aumento na produção de saliva;
- Melhora a saúde da gengiva;
- Intensificação do paladar (sabor de tudo melhora!);
- Ajuda na prevenção de cáries;
- Melhora do processo digestivo;
- Saúde do intestino e da microbiota;
- Aumenta a imunidade;
- Afasta a insônia!
No Insta do Não Pira Desopila, trouxemos os benefícios do raspador de língua em um reels e depois a Gardens compartilhou a experiência dela! Confira aqui!
Em tempo: além dos bons hábitos no dia a dia, manter visitas frequentes ao seu dentista também é fundamental para o controle de cáries e perdas dentárias. A sua higiene bucal está em dia?
E aqui a dica de ouro para quem quer experimentar mas ainda não tem o raspador. Use uma colher de metal, virada para baixo. Dessa forma, você consegue retirar boa parte da saburra lingual e consegue experimentar a sensação. Comece hoje mesmo, e tenho certeza que você nunca mais vai passar um dia sequer sem raspar a língua!
Namastê!
Créditos da foto de capa: https://dentalvidas.com.br/raspador-de-lingua/
GOSTOU DO POST EXPLICANDO SOBRE O RASPADOR DE LÍNGUA?
Gostou do post e das dicas? É muito importante para nós, sabermos sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.
POSTS RELACIONADOS
5 Tendências de vida saúdavel
Você sabe o que são super alimentos? Confira 4 deles e tenha uma vida mais saudável!
Alimentos que melhoram nossa imunidade Tendências fitness
Benefícios do ioga em asanas fáceis
Como malhar em casa, pratique yoga online