UM ANO SEM LIXO, ENTREVISTA COM A CRIADORA DO BLOG, CRISTAL MUNIZ
De acordo com dados do governo brasileiro, cada cidadão gera em média 1 kg de lixo por dia. Deste total, pouca coisa é reciclada. Um dos principais motivos é pelo fato do país ainda não ter estrutura para recolher e reciclar tudo o que poderia ser reaproveitado.
Por isso, que tal fazer a sua parte de forma independente? Já pensou em diminuir a produção pessoal de lixo? Para inspirá-los com esta ideia, entrevistei a designer Cristal Muniz do blog Um Ano Sem Lixo. Consciente dos danos de sua pegada ecológica, ela decidiu parar de produzir lixo (ou o mais próximo disso) e registrar esta evolução. Foi desta iniciativa que surgiu o projeto pessoal em forma de blog, o Um Ano Sem Lixo.
O projeto cresceu tanto, que já foi mencionado em várias matérias de revistas e jornais. Além disso, fez um TEDx, lançou e-book e ministra workshops de beleza natural, onde ensina como fazer cosméticos naturais em casa, livres de químicas e totalmente biodegradáveis. Mas não parou por aí. A Cristal acabou de lançar o livro Uma Vida Sem Lixo, contando sua jornada.
Por ser um assunto que impacta e muito cada vez mais nosso dia a dia, além de Cristal ter muita coisa interessante pra compartilhar, nada melhor do que ler o que ela tem a nos falar e a inspirar. Vamos lá?
COMO SURGIU O PROJETO UM ANO SEM LIXO? HOUVE ALGUM INSIGHT OU JÁ ERA UMA PESSOA PREOCUPADA COM O PLANETA?
EXPLICA PRA GENTE O QUE SIGNIFICA EXATAMENTE VIVER SEM GERAR LIXO? É REALMENTE POSSÍVEL?
DURANTE TODOS ESTES ANOS DE PROJETO, QUAL FOI A SITUAÇÃO MAIS DIFÍCIL QUE PASSOU?
E A SITUAÇÃO MAIS ESPECIAL? QUAL TE SURPREENDEU POSITIVAMENTE?
Eu achei sempre surpreendente como as receitas fizeram sucesso. Os posts mais acessados do blog são as receitas de hidratante pro corpo, pasta de dente e sabão pra lavar roupas. Faz sentido porque as pessoas podem colocar a mão na massa e provar que realmente funciona.
As trocas mais simples são as que fazem mais sucesso, tais como, trocar a esponja plástica pela bucha vegetal. Trocar a escova de dentes por uma de bambu, as compras a granel etc.
VOCÊ PODE CITAR ALGUMAS ATITUDES SIMPLES E FÁCEIS QUE SUGERE PARA NOSSOS LEITORES QUE TAMBÉM QUEREM DIMINUIR SEU LIXO?
- Carregar sempre um copo ou uma garrafinha pra dizer não aos copos e garrafas plásticas;
- Comprar comida a granel em lojas especializadas, levando seus saquinhos;
- Levar suas próprias sacolas para o mercado e não comprar sacolinhas plásticas adicionais;
- Dizer não aos brindes, comprovantes de venda, correspondência que é só propaganda ou que pode ter uma versão digital;
- Comprar menos comida processada, em caixas e mais comida com casca;
- Usar os cosméticos até o fim e um de cada vez.
OLHANDO PARA O FUTURO, COMO ENXERGA A EVOLUÇÃO DESSA QUESTÃO?
O plástico, principalmente o descartável, está com os dias contados. Podemos perceber essa mudança com vários países proibindo canudos, sacolas e outros descartáveis em geral. Países como China e Indonésia pararam de importar lixo dos países ricos.
CONTE UM POUCO SOBRE SEU LIVRO – UMA VIDA SEM LIXO
O livro Uma Vida Sem Lixo é um guia prático para que as pessoas aprendam a produzir menos lixo. Eu falo muito pouco de experiências pessoais e muito mais em mão na massa, objetividade, receitas, trocas, o que fazer na situação x e o que levar pro lugar y.
Sempre pensei na divisão de conteúdo por cômodos pras minhas redes. Então, achei que seria legal esse caminho pelo livro através de cômodos também. Dentro de cada capítulo, explico um pouco dos lixos que são gerados ali, qual o problema deles e como evitá-los.
GOSTOU DAS DICAS?
Gostou do post e das dicas? Gostaria muito de saber a sua opinião! Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.
Créditos da foto: blog Um Ano Sem Lixo