5 erros na musculação – Fica esperto!

Hoje falarei sobre 5 erros na musculação, mas antes vou contar uma historinha.

Todo mundo sabe que sou fã da musculação. Na minha humilde opinião, é base para a saúde corporal, sendo fundamental para qualquer outra atividade física. Por isso, não é a toa que hoje vemos tantos senhores e senhoras de idades bem avançadas treinando na sala de musculação junto com a molecada.

Falo isso por experiência própria. Uma vez fiz uma experiência de ficar 6 meses sem musculação. Era uma época em que eu estava meio de saco cheio dos aparelhos, dessa coisa de faz uma série, descansa, faz outra. Enfim, resolvi focar em outras atividades como spinning, yoga, body pump e corrida. Sabe o que aconteceu ? Meu percentual de gordura subiu e perdi massa muscular.

Vejam bem, eu continuei treinando frequentemente. Apenas mudei as modalidades. Continuei na minha dieta da época. E mesmo continuando sendo super ativa, perdi quase 2 quilos de massa magra, o que aumentou meu percentual de gordura. Quando vi, quase cai da cadeira!

Então é por isso que cá estou, para lembrar vocês de quão importante é a musculação para nossa saúde óssea e muscular. Tem post super completo no blog, clique aqui pra ler! E pra chamar a atenção de alguns erros básicos que vejo por aí

Get images
  • Treinar sem aquecer

Quer se machucar? Vá em frente e continue pulando o aquecimento. Eu faço nem que seja 5 min de aquecimento, geralmente no remo (que já trabalha o corpo todo), ou no spinning (que eleva o batimento rapidinho). O aquecimento é importante tanto pelo lado cardiovascular, pois preara o corpo para o esforço, elevando seus batimentos (e já incentivando a queima de gordura), como para a musculatura, pois acordará toda a estrutura envolvida no esforço (tendões, ligamentos, articulações e os  músculos em si.

  • Pular séries

Levante a mão aí quem nunca roubou nas séries? Eu sei, também já fiz isso rss. Mas hoje já me policio, afinal o prejudicado no fim, sou eu mesma! Se é pra fazer, vamos fazer bem feito. Senão fica em casa! Há uma razão pela qual seu treinador prescreveu uma determinada série, então quando você executa o plano de um jeito diferente, o resultado final também vai ser diferente.

Ontem mesmo eu estava fazendo uma série dropset. Para quem não sabe, é uma técnica em que você realiza uma série, e sem descanso, diminui o peso e faz outra série na sequência,  com o objetivo de chegar a falha).  Acontece que no meu caso, são  3 séries seguidas de 8 (8-8-8 descansa,  repete mais 2 vezes) eu estava começando com uma carga X, mas em vez de diminuir, para fazer a 2ª série sem descanso, eu estava aumentando. Para sorte minha (ou azar) eu estava fazendo o mais difícil, já que o certo era iniciar a série com peso máximo e diminuir na 2ª. e 3ª. Mas vejam como essa pequena mudança, entre o planejado e o executado, afeta o resultado.

  • Inverter a ordem dos exercícios

Essa é muito comum. As vezes o equipamento está ocupado, estamos com pressa e a gente pula para o próximo. Eu confesso que faço isso também. Mas evito ao máximo. Na musculação, a ordem dos fatores altera o resultado, sim senhor! Seu treinador montou o treino na ordem exata e com uma estratégia em mente que leva em consideração a fatiga dos músculos, as chances de lesões, evitar a sobrecarga, tudo isso de forma q trabalhar cada musculatura da melhor forma possível.

Um exemplo simples é: repare no seu treino, provavelmente você começa a treinar com os aparelhos que envolvem um maior número de músculos, geralmente chamados de exercícios multiarticulares. Um exemplo é o agachamento. Desta forma, além de aproveitar sua força total na execução do movimento, você garante o aquecimento e a preparação do corpo para os exercícios isolados, como por exemplo, panturrilhas ou aparelho abdutor.

  • Errar na dosagem da carga

Vale para pouco ou muito peso.

Colocar mais peso do que você aguenta, te leva a má execução, além de te deixar exposto a lesões.

Colocar menos peso do que você suporta, não te trará os resultados esperados. Quero dizer, você pode ficar mais durinha, mas não espere ficar super definida, e se seu objetivo for crescer, ah meu amigo(a), aí você precisa mudar urgente essa prática!

  • Treinar o mesmo grupo muscular em sequência (sem descanso)

Durante a execução dos exercícios de musculação, você machuca as fibras musculares, e é durante o descanso, que o organismo as reconstrói, sempre tentando fazer melhor do que antes. É assim que conseguimos uma melhor definição muscular, ou mesmo aumentar volume. Por isso o descanso é fundamental! Os especialistas recomendam um intervalo de 48 a 72 horas para garantir uma recuperação de qualidade, por isso, se alimente bem e garanta umas boas horas de sono!

Não vou entrar nos quesitos, estar bem hidratado, alimentado porque vocês já estão cansados de saber não é mesmo? Bora eliminar estes erros tão comuns na musculação e melhorar nossa performance?

Ficou com dúvida em algo? Procure seu treinador ! ele é a pessoa certa pra te ajudar a conquistar seus objetivos!

GOSTOU DO POST SOBRE OS 5 ERROS NA MUSCULAÇÃO?

Gostou do post sobre os 5 erros na musculação e das dicas? É muito importante saber sua opinião. Deixe um comentário, curta e compartilhe em suas redes sociais. Se perdeu algum dos posts sobre vida saudável, clique aqui e confira.

POSTS RELACIONADOS

Tendências fitness 
Como alcançar suas metas de vida saudável? 
Qual é a melhor dieta? 
Qual fazer primeiro: aeróbio ou musculação?
Musculação – 5 razões para não ter medo de levantar peso
Por que corrida e musculação são aliadas?

Créditos da foto de capa: Arquivo Pessoal
Créditos das outras fotos: Getty Images / guiagaysalvador

Mais lidas
Clube de Vantagens
Economize na sua Viagem

Cada vez que você reserva um produto por algum destes links do blog, recebemos uma pequena comissão que ajuda a monetizar e a atualizar nosso conteúdo, sem você ter que pagar nada a mais por isso.

GARDENS <br><span class="lifestyle">Viagens e Lifestyle</span>

GARDENS
Viagens e Lifestyle

Idealizadora e fundadora do Não Pira, Desopila, apaixonada por SUP e ex bailarina do Municipal de São Paulo, largou sua carreira de executiva em uma grande multinacional para viver os seus sonhos e ter uma vida mais leve.

Leia Mais
Demais Autores
Mari Rogatoo

Mari Rogatoo

Gastronomia

Ricardo Andion

Ricardo Andion

Games & Gastronomia

Mateus Fon

Mateus Fon

Finanças

Alessandra Lopes

Alessandra Lopes

Yoga e Hawaii

Luci Orkov

Luci Orkov

Vida Saudável

Ana Paula Teixer

Ana Paula Teixer

Arquitetura & Design

RECEBA NOSSO CONTEÚDO POR E-MAIL

Open chat
Olá. Podemos ajudar?
Olá. Podemos ajudar?